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Cerâmica artística

A cerâmica constitui uma das manifestações artesanais mais antigas e representativas da espécie humana. Na produção da peça cerâmica, provavelmente pela primeira vez, o homem demonstrou seu domínio sobre os quatro elementos: terra, fogo, água e ar, para criar um produto novo.

Věstonická venuše - Moravské Zemské Muzeum, na República Checa
Věstonická venuše - Moravské Zemské Muzeum, na República Checa

O ceramista modela e queima a argila para criar objetos utilitários e duradouros. A argila possui características peculiares, oferecendo ao ceramista uma fonte inesgotável de novas possibilidades de formas e adornos, permitindo a criação tanto de objetos artístico como de uso cotidiano.

Peças cerâmicas - The Metropolitan Museum of Art
Peças cerâmicas - The Metropolitan Museum of Art
Painel Babilônico - The Metropolitan Museum of Art
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Abaixo informações básicas para quem quer iniciar na confecção de peças cerâmicas: 

Primeiramente é necessário saber escolher a argila. Existem as argilas naturais e as massas cerâmicas. As argilas naturais são aquelas encontradas na beira do rio, por exemplo, e vendidas em lojas de jardinagem ou algumas papelarias. Porém, essas argilas contêm muitas impurezas, como areias, pedriscos, galhos e raízes, o que prejudica o trabalho de modelagem. Portanto, recomenda-se o uso das massas cerâmicas, argilas preparadas e processadas especialmente para esse fim. Elas apresentam textura fina e uniforme, além de suportar queimas de altas temperaturas.

No mundo da cerâmica existem várias técnicas empregadas para a criação de objetos. A mais conhecida e lembrada é o torno, que gira a argila a uma velocidade constante, possibilitando a realização de vasos, pratos, potes e outros objetos redondos.   

Mas o ceramista pode usar outras técnicas de modelagem manual, como aquela em que o vaso é erguido a partir de pequenas cobrinhas de argila que se emendam umas sobre as outras.

Ou as placas de argila, esticadas com um rolo de massa, e montadas de acordo com a forma planejada. 

É interessante notar que cada técnica impõe uma determinada forma, por exemplo, mais orgânica no caso dos rolinhos e mais geométrica no caso das placas. Também existem técnicas que fazem uso de moldes. 

Em todas elas é necessário estruturara peça, pois a argila está mole durante a modelagem, e ela deve ser empilhada de modo a não desmoronar durante esse processo. O ceramista deve pensar arquitetonicamente, nesse caso. Durante a secagem, a argila perde água,portanto, há uma retração de volume que pode fazer com que a peça fique trincada, caso as suas paredes não tenham espessura uniforme.

Finalmente a queima, que deve ser feita em fornos especiais para cerâmica, pois é necessário que ela seja muito lenta até atingir a temperatura de 900 ºC para a primeira queima, e caso a peça receba esmaltes, de 1000 ºC a 1300 ºC, dependendo do tipo de esmalte. 

Como se não bastasse a parte técnica ser bem complexa e exigir diversos cuidados, é necessário pensar o que se vai modelar, pois o que define e diferencia o verdadeiro objeto artesanal é o investimento estético, a pesquisa, a criação.

Peças cerâmicas - Fontoura & Kiehl Partners
Peças cerâmicas - Fontoura & Kiehl Partners

Porcelana

A porcelana é um material cerâmico que se caracteriza pela sua delicadeza, resistência e brilho. Composta por uma mistura delicada de argila, caulim e feldspato, transformada por um meticuloso processo de queima em altas temperaturas. A sua origem remonta à China, onde foi desenvolvida há mais de dois mil anos.

Peças de porcelana - MMEB studio
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O ceramista modela e queima a argila para criar objetos utilitários e duradouros. A argila possui características peculiares, oferecendo ao ceramista uma fonte inesgotável de novas possibilidades de formas e adornos, permitindo a criação tanto de objetos artístico como de uso cotidiano.

Peças cerâmicas - The Metropolitan Museum of Art
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No mundo da cerâmica existem várias técnicas empregadas para a criação de objetos. A mais conhecida e lembrada é o torno, que gira a argila a uma velocidade constante, possibilitando a realização de vasos, pratos, potes e outros objetos redondos.   

Mas o ceramista pode usar outras técnicas de modelagem manual, como aquela em que o vaso é erguido a partir de pequenas cobrinhas de argila que se emendam umas sobre as outras.

Ou as placas de argila, esticadas com um rolo de massa, e montadas de acordo com a forma planejada. 

É interessante notar que cada técnica impõe uma determinada forma, por exemplo, mais orgânica no caso dos rolinhos e mais geométrica no caso das placas. Também existem técnicas que fazem uso de moldes. 

Em todas elas é necessário estruturara peça, pois a argila está mole durante a modelagem, e ela deve ser empilhadade modo a não desmoronar durante esse processo. O ceramista deve pensar arquitetonicamente, nesse caso. Durante a secagem, a argila perde água,portanto, há uma retração de volume que pode fazer com que a peça fiquetrincada, caso as suas paredes não tenham espessura uniforme.

Finalmente a queima, que deve ser feita em fornos especiais para cerâmica, pois é necessário que ela seja muito lenta até atingir a temperatura de 900 ºC para a primeira queima, e caso a peça receba esmaltes, de 1000 ºC a 1300 ºC, dependendo do tipo de esmalte. 

Como se não bastasse a parte técnica ser bem complexa e exigir diversos cuidados, é necessário pensar o que se vai modelar, pois o que define e diferencia o verdadeiro objeto artesanal é o investimento estético, a pesquisa, a criação.

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Porcelana

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