DESIGN MIAMI – BASILEIA – JUNHO DE 2016

Entre 14 a 19 de junho ocorreu na Basileia, na Suiça a feira Design Miami que reuniu 46 expositores para mostrar os mais excepcionais objetos do design contemporâneo.

Divulgação
Divulgação

O evento fez uma homenagem à Zaha Hadid, que foi uma forte e inovadora presença na última década da mostra. Para comemorar suas importantes contribuições formais e técnicas para o campo do design , a exposição apresentou peças de uma série de coleções criadas por Hadid: Liquid Glacial Collection, Marble Collection, criada para a empresa Citco e a mesa Mew, criada para a empresa Sawaya Moronii. Estas coleções demonstram suas reflexões sobre fluidez, leveza e também solidez, tanto na escolha de materiais quanto de formas.

Divulgação
Divulgação

As instalações feitas pelos vencedores do “Designers of the Future” promovido pela Swarovski, que lançou aos novos talentos o  desafio de projetar para a futuro de uma forma holística, adaptável e pessoal. O estúdio Brynjar & Veronika teve como objectivo criar momentos inesperados de beleza, usando luz e sombra sobre o cristal; 

Divulgação

o artista de som Yuri Suzuki  apresentou uma instalação que explora os sons através de cristais, criando efeitos visuais e de luz interessantes;

Divulgação.

o artista  Anjali Srinivasan ofereceu  uma instalação na qual o visitante pode interagir com uma “onda”feita de tesselas de cristal sensíveis ao toque, que ativam luzes de LED.

Divulgação.
Divulgação.

Houve também uma exposição de carros de design italiano das décadas de 50, 60 e 70, de estúdios como Pininfarina, Gandini e Bizzarrini. Do Lamborghini Miura, considerado o primeiro "supercarro”, até o mais acessível, não menos charmoso Fiat 500, e também as motos Ducati da década de 1970.  A exposição mostrou como o design do veículo italiano adquiriu sua marca nas duas décadas entre 1957 e 1977.