EDIFÍCIO SEDE CARMO ADVOGADOS
PROJETO DE ARQUITETURA

Cuiabá – Brasil

carmo advogados-projeto arquitetura corporativa 1

Arquitetura corporativa com máximo aproveitamento do terreno e de espaços internos. Eficiência energética, sustentabilidade e sistema construtivo racionalizado.

carmo advogados-projeto arquitetura corporativa 2
 carmo advogados-projeto arquitetura corporativa 3
 carmo advogados-projeto arquitetura corporativa 4

Fotos:  Marcio Trevisan

Por se tratar de uma ampliação, um anexo, optamos por uma integração harmônica com o edifício existente, implantado em terreno de poucas dimensões, com programa de necessidades que condicionou a utilização de todo seu potencial construtivo. A nossa preocupação era integrar as duas partes sem, contudo, deixar de dotar a nossa obra de personalidade própria. Para tanto, inicialmente utilizamos um bloco horizontal, para simular uma continuidade ao edifício existente, e outro vertical, para romper com essa ideia, criando um contraponto com o mesmo.

Na fachada, optamos por efetuar poucas aberturas devido à forte insolação no período da tarde, já que Cuiabá, cidade localizada na região central do Brasil e de clima tropical úmido, apresenta temperatura que, no verão, chega a atingir 42 º C. Se por um lado fechamos a fachada para proteger o edifício, por outro lançamos mão da criação de pátios internos para que o edifício possa receber luz e ventilação naturais, solução eficiente e pouco usual atualmente em nossa cidade, uma tradição regional esquecida que buscamos resgatar.

Considerando as pequenas dimensões do terreno, optamos por estrutura metálica e fechamento externo com painéis leves de placas cimentícias. Todas as paredes contendo isolamento térmico e acústico.

O projeto inclui dois pátios internos que servem de fonte de luz e ventilação naturais. Ao adotarmos os pátios possibilitamos aos nossos clientes uma nova forma de vida, tendo em vista que estes trabalhavam anteriormente em salas sem iluminação e ventilação naturais, e a sede da Carmo Advogados incorpora esse conceito de sustentabilidade, nos seus quatro andares de espaços por nós projetados e decorados.

CONTATOORÇAMENTO+55 65 36423358

web design – mmeb arquitetos